Notas biográficas dos convidados
Dorte Schneider Garcia
Nasceu na Alemanha, onde estudou Montagem em cinema. Durante o curso, estagiou na ESTC (1997).
A viver em Portugal, trabalhou desde 2000 exclusivamente na assistência de realização, tendo colaborado em algumas obras do cinema português como “Esquece Tudo O Que Te Disse”, “O Milagre Segundo Salomé”, “Alice” e “São Jorge”. Em 2020 formou-se na HdM Estugarda como Green Consultant certificada, focando-se desde então em temas ligados à sustentabilidade no meio audiovisual.
Coordena actualmente a primeira formação para Green Consultants em Portugal (a decorrer na Universidade Lusófona) e colabora regularmente com a Portugal Film Commission em várias iniciativas. É membro da associação dos Green Consultants da Alemanha (BVGCD) e da APTA.
João Gusmão
Formou-se em Cinema, na ESTC (2003), na área de Montagem. Trabalhou como freelancer entre 2003 e 2017, sobretudo na área de produção, mas também como assistente de realização, anotador e argumentista.
Trabalhou em produção, escrita de argumento e também como assistente de realização.
Nesse período, teve contacto com modelos de produção e modos de trabalhar muito diversos, e esteve envolvido em filmes de realizadores como Pedro Caldas, Miguel Gomes, Pedro Pinho, Sandro Aguilar, Manuel Mozos, Francisco Manso, entre outros. Trabalha desde 2017 na Terratreme Filmes como coordenador de projectos e produtor executivo.
Luís Magina
Licenciou-se em cinema na ESTC, na área de Produção. Nos útlimos anos tem trabalhado em regime de freelancer em vários projetos nacionais e internacionais de realizadores como João Pedro Rodrigues, Pedro Pinho, João Botelho, Ivo M. Ferreirra e João Nicolau. Desempenha várias funções no departamento de produção, com foque principal como chefe ou chefe-adjunto de produção e location manager. Igualmente, desenvolve projetos de menor dimensão como diretor de produção e realizador.
Tiago Amorim
Licenciou-se em Realização e Imagem pela ESTC em 2018. Desde então, tem trabalhado em Realização e Produção com algumas das mais relevantes figuras do Cinema e da Televisão Portuguesa, tanto da velha como da nova geração. Realizou três curtas-metragens: 78.4 (2017), Movimento Perpétuo (2018) e Fragmentos Para Um Dia Normal (2021), todas com estreia em Portugal. Ultimamente, tem desenvolvido o seu trabalho artístico nas áreas da Fotografia e das Artes Visuais. Concluiu em 2020 uma pós-graduação em Antropologia - Culturas Visuais na NOVA - FCSH e está actualmente a fazer um Mestrado em Fotografia na ULHT. Vive e trabalha entre Lisboa e Braga.