Skip to main content
DSC02673_0.JPG

Workshop de escrita para Teatro e Cinema | por Gonçalo Waddington

18 a 22 SET | 14h30-17h30 | ESTC | MÁXIMO: 15 a 20 participantes

"Neste workshop pretendo partilhar um pouco da minha experiência na escrita para Teatro e para Cinema. Iremos abordar questões como temas, pontos de partida, ideias, análise e métodos (de como estes mudam e talvez se aperfeiçoem com o tempo)."

GONCALO WADDINGTON

NOTA BIOGRÁFICA GONÇALO WADDINGTON

Actor, encenador, realizador, dramaturgo e argumentista.


Nasceu em 1977 e frequentou o Curso da Escola Profissional de Teatro de Cascais. Estreou-se no teatro, em 1995, com Portugal,
Anos 40 de Luís Francisco Rebelo, com encenação de Carlos Avillez, no Teatro Experimental de Cascais. Como actor, tem trabalhado com muitos encenadores como: Luís Miguel Cintra, Bruno Bravo, Cristina Carvalhal, Marco Martins, Jorge Silva Melo, Tiago Rodrigues, João Pedro Vaz, Miguel Loureiro, Miguel Seabra e João Lagarto. Colaborou com companhias como o Mundo Perfeito, os Primeiros
Sintomas, o Teatro Meridional, Teatro da Cornucópia ou Artistas Unidos.

No teatro escreveu e encenou Albertine, o Continente Celeste e a tetralogia O Nosso Desporto Preferido - a 4ª parte irá estrear em 2025. Colaborou com a companhia holandesa Dood Paard nas peças Answer Me de Gerardjan Rijnders e The Jew de Christopher Marlowe. Co-criou a peça O QUE SE LEVA DESTA VIDA com Tiago Rodrigues. Entrou como actor nas peças BOVARY e TRÊS DEDOS ABAIXO DO JOELHO de Tiago Rodrigues e nas peças A VIDA VAI ENGOLIR-VOS e A GRANDE MAGIA de Tonan Quito.

Encenou, em 2007, Comida, de Miguel Castro Caldas. Encenou e protagonizou a peça Rosmersholm, de Henrik Ibsen, co-criou com Carla Maciel o espectáculo MacBain de Gerardjan Rijnders e co-criou At Most Mere Minimum, com Carla Maciel e a dupla Sofia Dias & Vítor Roriz.

No cinema, escreveu e realizou o filme PATRICK, a estrear em 2020, e escreveu, produziu e realizou as curtas-metragens Nenhum Nome que teve a sua estreia internacional no Festival de Cine Las Palmas de Gran Canaria - a estreia nacional foi no IndieLisboa ’10 onde ganhou uma menção honrosa Prémio SIGNIS Árvore da Vida e IMACULADO, estreada no Festival IndieLisboa 2013. E participou em diversos filmes, como Alice de Marco Martins; Coisa Ruim e Entre os Dedos de Tiago Guedes e Frederico Serra; Mal
Nascida de João Canijo, protagonizou Águas Mil de Ivo M., Capitão Falcão de João Leitão e, mais recentemente, As Mil e Uma Noites de Miguel Gomes.


Para televisão co-criou, co-escreveu e co-protagonizou da série ODISSEIA, para a RTP e protagonizou a série Até Amanhã Camaradas de Joaquim Leitão, entre muitos.