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Plano de Ação

Bachelor in Theatre

 

Tema/Âmbito

Diagnóstico

Objetivos

Metas

Ações/Atividades

Recursos

Intervenientes

Calendarização

Avaliação/Indicadores

Avaliação/Instrumentos

Comissão Instaladora

Há necessidade de reforçar os esforços para a implementação de medidas de responsabilidade

ambiental.

Implementar o programa eco-escolas como via para a integração da componente ambiental nas atividades da

ESTC.

Identifica os passos necessários à implementação do programa eco-escolas até 31

Outubro 2021

Planifica o processo de implementação do programa eco-escolas.

-NA

Luísa Marques, Paulo Leite Alexandre Calado

 

Número de reuniões efetuadas; plano de implementação do programa eco-escolas.

Memorandos das reuniões.

Política Ambiental

A ESTC não tem uma política ambiental definida.

Elaborar uma política ambiental que oriente as atividades da instituição neste âmbito.

Criar e publicar um documento de política até Dezembro de 2021.

Elaborar uma versão de trabalho com base nos documentos de referência;

Realizar uma consulta aos órgãos de direção da Escola;

Publicar a versão final na

página oficial da Escola.

-NA

Comissão instaladora, Presidência da Escola, Diretores dos Departamentos, Gab. Comunicação e Imagem

 

Existência de um documento de política assinado pelo Presidente e pelos Diretores dos Departamentos, de conhecimento público

Documento de política ambiental.

Inquérito

Nunca foi realizado um Inquérito de sensibilidade Ambiental à comunidade da ESTC.

Fazer a caracterização da sensibilidade ambiental da comunidade da ESTC.

Contactar unidades para apurar melhor prática inquérito (02 Nov 21);

- Saber qual o procedimento administrativo para lançar o inquérito recorrendo ao serviço da Digitalis (29 Out 21);

-  Realizar o inquérito (01 a

15 Dez 21).

-Contactar grupo de trabalho Conselho Eco- IPL;

Campanha de sensibilização;

Preenchimento dos resultados na plataforma ABAE.

Correio eletrónico. Cartazes.

Luísa Marques envia emails para unidades orgânicas e/ou coordenador do Eco-IPL.

 

Resultados do Inquérito, na plataforma da ABAE

Formulário de Inquérito do Eco-IPL.

Auditoria

Nunca foi realizado uma Auditoria Ambiental à ESTC.

Fazer uma Auditoria Ambiental à ESTC.

Fazer uma Auditoria Ambiental à ESTC e carregar os resultados na plataforma da ABAE até 28 de Fevereiro

-Fazer esboço preenchimento; Contactar Jorge Relvas e Rute Reis para esclarecimentos; Revisão da versão final e reenchimento na plataforma

ABAE.

Formulário de orientação da Auditoria do eco-IPL.

Luísa Marques faz esboço preenchimento;

Alexandre Calado contacta Jorge Relvas e Rute Reis para esclarecimento de questões

Auditoria realizada até 28 de Fevereiro

Resultados da auditoria por tema, na plataforma da ABAE

Formulário de orientação da Auditoria do Eco-IPL.

Conselho Eco-Campus

Não existe Conselho Eco- Escola.

Constituir o Conselho Eco.

Constituir o Conselho até 10/Fev/2022.

Fazer a primeira candidatura à Bandeira Verde no ano letivo de 2021/22.

- Campanha de sensibilização Alunos (Promoção Evento Não Docentes; Convite participar Auditoria; Notícias ambiente);

Contacto com a AEESTC;

Abertura de uma chamada aos alunos + Contactos diretos;

Convite a JFreguesia Mina.

Meios impressos (cartazes).

Meios digitais (página, email, redes).

Evento Não Docentes.

Correio eletrónico institucional.

João Meirinhos desenvolve campanha de meios impressos e digitais.

Luísa Marques faz contactos (Eng. Cristina CMA, JFMina).

Alexandre Calado contacta AEESTC.

Contactos CMA e JFMina durante Novembro 2021;

Campanha de sensibilização da população ESTC durante Janeiro 2022;

Convocatória dos elementos do futuro Conselho durante Janeiro 2022;

Elaboração do regimentos

do Conselho durante 2022.

N. de elementos da Comunidade no Conselho;

N. de representantes das diferentes populações da ESTC no Conselho

Organigrama do Conselho.

Conselho Ambiental

Não existe Regimento no Conselho Ambiental

Elaborar o Regimento do Conselho Ambiental

Criar o Regimento do Conselho Ambiental até julho de 2022

Recolher referências, elaborar uma proposta e pedir parecer à ABAE

Não se aplica

Alexandre Calado, Luísa Marques

Elaboração de uma versão de trabalho até fevereiro de 2022.

Fazer a consulta até junho

2022.

Existência de um documento de Regimento

Documento de Regimento.

 

 

Água

Não se sabe qual o consumo mensal

Monitorizar o consumo de água na

ESTC

Determinar o valor do consumo de água mensal

Criação de um procedimento de monitorização do consumo

de água

 

1 Coordenador, 1 brigadista, 1 não docente

Durante o segundo semestre de 2021/22

M3 / mês

Folha de registo dos consumos

Água

Torneiras a pingar (por vezes).

Autoclismos a entornar (por vezes).

Necessidade de rápida intervenção

para reparação.

Diminuir o desperdício de água em

situações de avaria de torneiras e

autoclismos

Afixar etiquetas em 90% das

instalações sanitárias e outros locais

com torneiras (oficinas, etc.)

Afixação de etiquetas apelando à rápida notificação de

avarias com o respetivo contacto.

PC e impressora, fita-cola

1 Coordenador, 2 brigadistas

Durante o segundo semestre de 2021/22

N.º de instalações com etiquetas / Instalações com torneiras e/ou autoclismos

Folha de registo (mapa das instalações)

Água

Torneiras a correr (por vezes).

Necessidade de maior sensibilização

da comunidade académica.

Sensibilizar a comunidade académica para a poupança de água na ESTC

Afixar etiquetas de sensibilização em 90% das instalações sanitárias.

Afixar 1 cartaz.

Enviar 3 mensagens através de e-mail

institucional.

Campanha para poupança de água:

-  Mensagens através do e- mail institucional/cartazes;

-  Fixação de etiquetas em locais estratégicos, nas casas

de banho

PC e impressora, fita-cola

1 Coordenador, 2 brigadistas

Durante o segundo semestre de 2021/22

N.º de instalações com etiquetas / Instalações com torneiras

Folha de registo (mapa das instalações)

 

 

Tema/Âmbito

Diagnóstico

Objetivos

Metas

Ações/Atividades

Recursos

Intervenientes

Calendarização

Avaliação/Indicadores

Avaliação/Instrumentos

Espaços exteriores / Biodiversidade

As árvores e outras plantas da Escola não estão identificadas

Identificar as espécies de maiores dimensões

Identificar pelo menos 30 Plantas dos espaços exteriores;

Contacto com jardineiros da CMAmadora/empresa para identificação das espécies (?) // software de

identificação

// software

1 Coordenador, 2 brigadistas; com jardineiros da CMAmadora/empresa

Durante o segundo semestre de 2021/22

N.º espécies identificadas

/n. total de espécies

Folha de registo (mapa das instalações)

Espaços exteriores / Biodiversidade

poucos espaços verdes afetos à Escola

Identificar possíveis espaços para a criação de espaços verdes (floreiras)

Identificar pelo menos dois espaços para a localização de floreiras

Localizar os pontos exteriores com possibilidade de abastecimento de água, com melhores condições de exposição solar, com possibilidade de construção

de canteiro.

-

1 Coordenador, 2 brigadistas;

Durante o segundo semestre de 2021/22

N.º de locais identificados

Folha de registo (mapa das instalações)

 

 

Resíduos

A população da ESTC não tem conhecimento do programa Eco-ESTC.

Informar e sensibilizar os funcionários da ESTC para o programa Eco-ESTC.

Realizar uma ação de formação sobre os 3 R’s, até fevereiro de 2022

Contactar a responsável dos Serviços.

Fazer a convocatória. Convidar a formadora do

Eco-Espaço da CMA

Uma sala, projetor de vídeo, computador

Alexandre Calado, Paulo Leite, Luísa Marques, Maria Carlos Galheto e Cristina Marinho formadora do Eco- Espaço.

Funcionários não docentes da ESTC.

Contactar a responsável pelos serviços até outubro de 2022.

Articular com a formadora do Eco-Espaço até outubro de 2022.

Convocatória uma semana antes.

Ação de formação no dia

24 de novembro de 2022

N.º de participantes / n.º de funcionários não docentes

Folha de presenças

Resíduos

Identificados resíduos recicláveis nos caixotes do

lixo indiferenciado

Colocar ecobags nas zonas onde caixotes do lixo

Concretizar a separação dos resíduos

Colocar sinaléticas a solicitar a separação dos

resíduos

Ecobags oferecidos pela Valorsul e um computador e

impressora

Toda a comunidade académica

2.º semestre

Aumentar em 50% a reciclagem

Folha de registo

Resíduos

Existência de pontas de cigarros no chão nas zonas exteriores de circulação na escola

Colocar cinzeiros nas zonas identificadas como locais de fumadores

Reduzir as pontas de cigarros no chão

Colocar avisos a solicitar a utilização dos cinzeiros

Aquisição de cinzeiros

Articulação com o serviço de coordenação do Apoio Logístico, Apoio Geral e Manutenção e com o serviço do Núcleo de Finanças e Património

2.º semestre

Aumentar em 50% a redução de pontas de cigarros no chão

Folha de registo

Resíduos

Não existe recolha de lâmpadas e pilhas

Fazer a reciclagem de lâmpadas e pilhas

Colocar dois contentores na ESTC-IPL para reciclagem de pilhas e lâmpadas

Solicitar um contentor para pilhas e outro para lâmpadas à ERP Portugal – Entidade Gestora de Resíduos

Contentores para reciclagem de lâmpadas e pilhas

ERP Portugal, Coordenadores EE, não docentes e comunidade académica

2.º semestre

Contentores instalados

Folha de registo

Resíduos

Funcionárias da limpeza sem preparação para a recolha adequada dos resíduos dos ecopontos

Sensibilizar as funcionárias da limpeza para fazerem a reciclagem

Informar e motivar as funcionárias da limpeza para a recolha e destino adequado dos resíduos separados

Estabelecer um plano de recolha dos resíduos separados e solicitar que sejam colocados contentores para reciclagem no espaço de entrada da ESTC e que serão recolhidos em dias alternados e

estipulados pela CMA

Contentores para reciclagem do papel, do plástico e outros

Equipa da limpeza e um elemento do Conselho

2.º semestre

Contentores instalados

Folha de registo

 

 

Tema/Âmbito

Diagnóstico

Objetivos

Metas

Ações/Atividades

Recursos

Intervenientes

Calendarização

Avaliação/Indicadores

Avaliação/Instrumentos

Energia

Menos de metade das lâmpadas instaladas são de baixo consumo

Utilizar apenas lâmpadas de baixo consumo na iluminação interior da Escola

Estabelecer como procedimento a substituição das lâmpadas fundidas por lâmpadas de baixo consumo até ao final de Junho.

Conversar com Sr. Jorge Relvas (eletricista) para normalizar a aquisição e substituição de lâmpadas fundidas.

Financeiros (aquisição de lâmpadas)

Sr. Jorge Relvas, Alexandre Calado, Jessica Valentina

semana de Março

Lâmpadas substituídas

Procedimento escrito no Guia de Boas Práticas Ambientais

 

 

Alimentação saudável e sustentável

Não existem opções estritamente vegetarianas no bar

Introduzir variedade de escolha de produtos estritamente vegetarianos no bar ao mesmo tempo que se promove uma alimentação mais sustentável (vegetarianismo) no seio da

comunidade escolar

Variedade de produtos alimentícios mais sustentáveis

Perguntar à D. Ana e à D. Isaura qual a oferta estritamente vegetariana que existe na empresa fornecedora e perceber a possibilidade da aquisição desses produtos (doces e salgados)

Questionário à comunidade escolar para avaliar o interesse da mesma

Reunir com a D. Ana e/u D. Isaura

Avaliar o orçamento

D. Ana, Alexandre Calado e Cecília

Durante o decorrer do segundo semestre

de refeições vegetarianas

Receita do bar com a venda de produtos vegetarianos

Alimentação saudável e sustentável

A opção vegetariana oferecida na cantina não é estritamente vegetariana

Introduzir opção vegana na cantina

Fazer a caracterização da cadeia de decisão das ementas vegetarianas.

Reunião com a D. Ana , com a empresa que fornece a cantina da escola e com a o serviço de ação social

Web, questionários via e- mail para levantamento dos interesses da comunidade escolar relativamente a esta questão

2 coordenadores

Durante decorrer do segundo semestre, podendo estender-se até o próximo ano letivo 2022/2023

Nº de refeições vegetarianas vendidas

Receita da cantina com a venda de refeições vegetarianas

Alimentação saudável e sustentável

Há um desconhecimento dos benefícios da alimentação vegana entre a população estudante.

Promover a alimentação vegana junto da população estudante da ESTC

Realizar a primeira semana vegana da ESTC até fim de Junho.

Conferência com especialista;

Mercado produtos veganos;

Criação do livro em destaque na Biblioteca;

Visionamento de um documentário com temática da alimentação sustentável;

Divulgação da iniciativa.

Conferência: Biblioteca, autorização Presidente

Mercado: Espaço Garrett, autorização Presidente

Destaque: expositor no balcão da Biblioteca, catálogo ESTSeL;

Visionamento: Sala António Reis, filme

Divulgação: email, redes sociais, página ESTC, cartaz

Conferência: Luis Miguel, Cecília

Mercado produtos veganos: Pistachio, Cecília

Destaque: Luísa, Júlio, Conselho Ambiental;

Visionamento: Júlio, Paulo, Jessica

Divulgação: João Meirinhos, Jessica.

semana de Maio

N.º participantes/iniciativa Volume de vendas

N.º consultas e/ou requisições do livro destaque

Inquérito aos participantes Contagem dos

participantes em cada evento

Total de receita do mercado

 

 

eco-escolas


eco-ipl

 

 

 

JUNTA A TUA VOZ AO CONSELHO AMBIENTAL DA ESTC | eco@estc.ipl.pt

 
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  • Técnicos Polivalentes de Teatro

  • Animadores Culturais