Plano de Ação
Tema/Âmbito |
Diagnóstico |
Objetivos |
Metas |
Ações/Atividades |
Recursos |
Intervenientes |
Calendarização |
Avaliação/Indicadores |
Avaliação/Instrumentos |
Comissão Instaladora |
Há necessidade de reforçar os esforços para a implementação de medidas de responsabilidade ambiental. |
Implementar o programa eco-escolas como via para a integração da componente ambiental nas atividades da ESTC. |
Identifica os passos necessários à implementação do programa eco-escolas até 31 Outubro 2021 |
Planifica o processo de implementação do programa eco-escolas. |
-NA |
Luísa Marques, Paulo Leite Alexandre Calado |
|
Número de reuniões efetuadas; plano de implementação do programa eco-escolas. |
Memorandos das reuniões. |
Política Ambiental |
A ESTC não tem uma política ambiental definida. |
Elaborar uma política ambiental que oriente as atividades da instituição neste âmbito. |
Criar e publicar um documento de política até Dezembro de 2021. |
Elaborar uma versão de trabalho com base nos documentos de referência; Realizar uma consulta aos órgãos de direção da Escola; Publicar a versão final na página oficial da Escola. |
-NA |
Comissão instaladora, Presidência da Escola, Diretores dos Departamentos, Gab. Comunicação e Imagem |
|
Existência de um documento de política assinado pelo Presidente e pelos Diretores dos Departamentos, de conhecimento público |
Documento de política ambiental. |
Inquérito |
Nunca foi realizado um Inquérito de sensibilidade Ambiental à comunidade da ESTC. |
Fazer a caracterização da sensibilidade ambiental da comunidade da ESTC. |
Contactar unidades para apurar melhor prática inquérito (02 Nov 21); - Saber qual o procedimento administrativo para lançar o inquérito recorrendo ao serviço da Digitalis (29 Out 21); - Realizar o inquérito (01 a 15 Dez 21). |
-Contactar grupo de trabalho Conselho Eco- IPL; Campanha de sensibilização; Preenchimento dos resultados na plataforma ABAE. |
Correio eletrónico. Cartazes. |
Luísa Marques envia emails para unidades orgânicas e/ou coordenador do Eco-IPL. |
|
Resultados do Inquérito, na plataforma da ABAE |
Formulário de Inquérito do Eco-IPL. |
Auditoria |
Nunca foi realizado uma Auditoria Ambiental à ESTC. |
Fazer uma Auditoria Ambiental à ESTC. |
Fazer uma Auditoria Ambiental à ESTC e carregar os resultados na plataforma da ABAE até 28 de Fevereiro |
-Fazer esboço preenchimento; Contactar Jorge Relvas e Rute Reis para esclarecimentos; Revisão da versão final e reenchimento na plataforma ABAE. |
Formulário de orientação da Auditoria do eco-IPL. |
Luísa Marques faz esboço preenchimento; Alexandre Calado contacta Jorge Relvas e Rute Reis para esclarecimento de questões |
Auditoria realizada até 28 de Fevereiro |
Resultados da auditoria por tema, na plataforma da ABAE |
Formulário de orientação da Auditoria do Eco-IPL. |
Conselho Eco-Campus |
Não existe Conselho Eco- Escola. |
Constituir o Conselho Eco. |
Constituir o Conselho até 10/Fev/2022. Fazer a primeira candidatura à Bandeira Verde no ano letivo de 2021/22. |
- Campanha de sensibilização Alunos (Promoção Evento Não Docentes; Convite participar Auditoria; Notícias ambiente); Contacto com a AEESTC; Abertura de uma chamada aos alunos + Contactos diretos; Convite a JFreguesia Mina. |
Meios impressos (cartazes). Meios digitais (página, email, redes). Evento Não Docentes. Correio eletrónico institucional. |
João Meirinhos desenvolve campanha de meios impressos e digitais. Luísa Marques faz contactos (Eng. Cristina CMA, JFMina). Alexandre Calado contacta AEESTC. |
Contactos CMA e JFMina durante Novembro 2021; Campanha de sensibilização da população ESTC durante Janeiro 2022; Convocatória dos elementos do futuro Conselho durante Janeiro 2022; Elaboração do regimentos do Conselho durante 2022. |
N. de elementos da Comunidade no Conselho; N. de representantes das diferentes populações da ESTC no Conselho |
Organigrama do Conselho. |
Conselho Ambiental |
Não existe Regimento no Conselho Ambiental |
Elaborar o Regimento do Conselho Ambiental |
Criar o Regimento do Conselho Ambiental até julho de 2022 |
Recolher referências, elaborar uma proposta e pedir parecer à ABAE |
Não se aplica |
Alexandre Calado, Luísa Marques |
Elaboração de uma versão de trabalho até fevereiro de 2022. Fazer a consulta até junho 2022. |
Existência de um documento de Regimento |
Documento de Regimento. |
Água |
Não se sabe qual o consumo mensal |
Monitorizar o consumo de água na ESTC |
Determinar o valor do consumo de água mensal |
Criação de um procedimento de monitorização do consumo de água |
|
1 Coordenador, 1 brigadista, 1 não docente |
Durante o segundo semestre de 2021/22 |
M3 / mês |
Folha de registo dos consumos |
Água |
Torneiras a pingar (por vezes). Autoclismos a entornar (por vezes). Necessidade de rápida intervenção para reparação. |
Diminuir o desperdício de água em situações de avaria de torneiras e autoclismos |
Afixar etiquetas em 90% das instalações sanitárias e outros locais com torneiras (oficinas, etc.) |
Afixação de etiquetas apelando à rápida notificação de avarias com o respetivo contacto. |
PC e impressora, fita-cola |
1 Coordenador, 2 brigadistas |
Durante o segundo semestre de 2021/22 |
N.º de instalações com etiquetas / Instalações com torneiras e/ou autoclismos |
Folha de registo (mapa das instalações) |
Água |
Torneiras a correr (por vezes). Necessidade de maior sensibilização da comunidade académica. |
Sensibilizar a comunidade académica para a poupança de água na ESTC |
Afixar etiquetas de sensibilização em 90% das instalações sanitárias. Afixar 1 cartaz. Enviar 3 mensagens através de e-mail institucional. |
Campanha para poupança de água: - Mensagens através do e- mail institucional/cartazes; - Fixação de etiquetas em locais estratégicos, nas casas de banho |
PC e impressora, fita-cola |
1 Coordenador, 2 brigadistas |
Durante o segundo semestre de 2021/22 |
N.º de instalações com etiquetas / Instalações com torneiras |
Folha de registo (mapa das instalações) |
Tema/Âmbito |
Diagnóstico |
Objetivos |
Metas |
Ações/Atividades |
Recursos |
Intervenientes |
Calendarização |
Avaliação/Indicadores |
Avaliação/Instrumentos |
Espaços exteriores / Biodiversidade |
As árvores e outras plantas da Escola não estão identificadas |
Identificar as espécies de maiores dimensões |
Identificar pelo menos 30 Plantas dos espaços exteriores; |
Contacto com jardineiros da CMAmadora/empresa para identificação das espécies (?) // software de identificação |
// software |
1 Coordenador, 2 brigadistas; com jardineiros da CMAmadora/empresa |
Durante o segundo semestre de 2021/22 |
N.º espécies identificadas /n. total de espécies |
Folha de registo (mapa das instalações) |
Espaços exteriores / Biodiversidade |
Há poucos espaços verdes afetos à Escola |
Identificar possíveis espaços para a criação de espaços verdes (floreiras) |
Identificar pelo menos dois espaços para a localização de floreiras |
Localizar os pontos exteriores com possibilidade de abastecimento de água, com melhores condições de exposição solar, com possibilidade de construção de canteiro. |
- |
1 Coordenador, 2 brigadistas; |
Durante o segundo semestre de 2021/22 |
N.º de locais identificados |
Folha de registo (mapa das instalações) |
Resíduos |
A população da ESTC não tem conhecimento do programa Eco-ESTC. |
Informar e sensibilizar os funcionários da ESTC para o programa Eco-ESTC. |
Realizar uma ação de formação sobre os 3 R’s, até fevereiro de 2022 |
Contactar a responsável dos Serviços. Fazer a convocatória. Convidar a formadora do Eco-Espaço da CMA |
Uma sala, projetor de vídeo, computador |
Alexandre Calado, Paulo Leite, Luísa Marques, Maria Carlos Galheto e Cristina Marinho formadora do Eco- Espaço. Funcionários não docentes da ESTC. |
Contactar a responsável pelos serviços até outubro de 2022. Articular com a formadora do Eco-Espaço até outubro de 2022. Convocatória uma semana antes. Ação de formação no dia 24 de novembro de 2022 |
N.º de participantes / n.º de funcionários não docentes |
Folha de presenças |
Resíduos |
Identificados resíduos recicláveis nos caixotes do lixo indiferenciado |
Colocar ecobags nas zonas onde há caixotes do lixo |
Concretizar a separação dos resíduos |
Colocar sinaléticas a solicitar a separação dos resíduos |
Ecobags oferecidos pela Valorsul e um computador e impressora |
Toda a comunidade académica |
2.º semestre |
Aumentar em 50% a reciclagem |
Folha de registo |
Resíduos |
Existência de pontas de cigarros no chão nas zonas exteriores de circulação na escola |
Colocar cinzeiros nas zonas identificadas como locais de fumadores |
Reduzir as pontas de cigarros no chão |
Colocar avisos a solicitar a utilização dos cinzeiros |
Aquisição de cinzeiros |
Articulação com o serviço de coordenação do Apoio Logístico, Apoio Geral e Manutenção e com o serviço do Núcleo de Finanças e Património |
2.º semestre |
Aumentar em 50% a redução de pontas de cigarros no chão |
Folha de registo |
Resíduos |
Não existe recolha de lâmpadas e pilhas |
Fazer a reciclagem de lâmpadas e pilhas |
Colocar dois contentores na ESTC-IPL para reciclagem de pilhas e lâmpadas |
Solicitar um contentor para pilhas e outro para lâmpadas à ERP Portugal – Entidade Gestora de Resíduos |
Contentores para reciclagem de lâmpadas e pilhas |
ERP Portugal, Coordenadores EE, não docentes e comunidade académica |
2.º semestre |
Contentores instalados |
Folha de registo |
Resíduos |
Funcionárias da limpeza sem preparação para a recolha adequada dos resíduos dos ecopontos |
Sensibilizar as funcionárias da limpeza para fazerem a reciclagem |
Informar e motivar as funcionárias da limpeza para a recolha e destino adequado dos resíduos separados |
Estabelecer um plano de recolha dos resíduos separados e solicitar que sejam colocados contentores para reciclagem no espaço de entrada da ESTC e que serão recolhidos em dias alternados e estipulados pela CMA |
Contentores para reciclagem do papel, do plástico e outros |
Equipa da limpeza e um elemento do Conselho |
2.º semestre |
Contentores instalados |
Folha de registo |
Tema/Âmbito |
Diagnóstico |
Objetivos |
Metas |
Ações/Atividades |
Recursos |
Intervenientes |
Calendarização |
Avaliação/Indicadores |
Avaliação/Instrumentos |
Energia |
Menos de metade das lâmpadas instaladas são de baixo consumo |
Utilizar apenas lâmpadas de baixo consumo na iluminação interior da Escola |
Estabelecer como procedimento a substituição das lâmpadas fundidas por lâmpadas de baixo consumo até ao final de Junho. |
Conversar com Sr. Jorge Relvas (eletricista) para normalizar a aquisição e substituição de lâmpadas fundidas. |
Financeiros (aquisição de lâmpadas) |
Sr. Jorge Relvas, Alexandre Calado, Jessica Valentina |
1º semana de Março |
Lâmpadas substituídas |
Procedimento escrito no Guia de Boas Práticas Ambientais |
Alimentação saudável e sustentável |
Não existem opções estritamente vegetarianas no bar |
Introduzir variedade de escolha de produtos estritamente vegetarianos no bar ao mesmo tempo que se promove uma alimentação mais sustentável (vegetarianismo) no seio da comunidade escolar |
Variedade de produtos alimentícios mais sustentáveis |
Perguntar à D. Ana e à D. Isaura qual a oferta estritamente vegetariana que existe na empresa fornecedora e perceber a possibilidade da aquisição desses produtos (doces e salgados) |
Questionário à comunidade escolar para avaliar o interesse da mesma Reunir com a D. Ana e/u D. Isaura Avaliar o orçamento |
D. Ana, Alexandre Calado e Cecília |
Durante o decorrer do segundo semestre |
Nº de refeições vegetarianas |
Receita do bar com a venda de produtos vegetarianos |
Alimentação saudável e sustentável |
A opção vegetariana oferecida na cantina não é estritamente vegetariana |
Introduzir opção vegana na cantina |
Fazer a caracterização da cadeia de decisão das ementas vegetarianas. |
Reunião com a D. Ana , com a empresa que fornece a cantina da escola e com a o serviço de ação social |
Web, questionários via e- mail para levantamento dos interesses da comunidade escolar relativamente a esta questão |
2 coordenadores |
Durante decorrer do segundo semestre, podendo estender-se até o próximo ano letivo 2022/2023 |
Nº de refeições vegetarianas vendidas |
Receita da cantina com a venda de refeições vegetarianas |
Alimentação saudável e sustentável |
Há um desconhecimento dos benefícios da alimentação vegana entre a população estudante. |
Promover a alimentação vegana junto da população estudante da ESTC |
Realizar a primeira semana vegana da ESTC até fim de Junho. |
Conferência com especialista; Mercado produtos veganos; Criação do livro em destaque na Biblioteca; Visionamento de um documentário com temática da alimentação sustentável; Divulgação da iniciativa. |
Conferência: Biblioteca, autorização Presidente Mercado: Espaço Garrett, autorização Presidente Destaque: expositor no balcão da Biblioteca, catálogo ESTSeL; Visionamento: Sala António Reis, filme Divulgação: email, redes sociais, página ESTC, cartaz |
Conferência: Luis Miguel, Cecília Mercado produtos veganos: Pistachio, Cecília Destaque: Luísa, Júlio, Conselho Ambiental; Visionamento: Júlio, Paulo, Jessica Divulgação: João Meirinhos, Jessica. |
1ª semana de Maio |
N.º participantes/iniciativa Volume de vendas N.º consultas e/ou requisições do livro destaque |
Inquérito aos participantes Contagem dos participantes em cada evento Total de receita do mercado |
JUNTA A TUA VOZ AO CONSELHO AMBIENTAL DA ESTC | eco@estc.ipl.pt
-
Contra-regra
-
Técnicos Polivalentes de Teatro
-
Animadores Culturais