A Escola Superior de Teatro e Cinema alimenta um enorme orgulho nos licenciados e mestres que forma, bem como em todos os diplomados por graus e cursos concedidos em etapas anteriores do seu extenso historial no domínio do Ensino Artístico, que inclui o antigo Conservatório Nacional, de que é herdeira. De forma a aprofundar e dinamizar a relação da ESTC com os seus antigos alunos, a Escola criou a rede ESTC Alumni.
- O Departamento de Cinema da ESTC é, desde meados dos anos 80, o herdeiro dessa escola que contou entre os seus fundadores e primeiros professores com realizadores e outros profissionais vindos do Novo Cinema português. Na renovação do seu corpo docente, incluiu muitos dos que nela se formaram no pós-25 de Abril e que, pertencendo a sucessivas gerações de realizadores, produtores, argumentistas, ou trabalhando na imagem, no som ou na montagem, juntamente com outros que permanecem na atividade profissional, participam da aventura de fazer o cinema português de hoje.
- Na sequência da instalação da ESTC na Amadora, o curso de Cinema, no quadro do ensino politécnico, reafirma-se a natureza de escola de criação artística, que alia duas vertentes de formação: uma ao nível da licenciatura, capaz de habilitar os alunos para o exercício de funções de execução técnica e artística de objetos cinematográficos e audiovisuais; outra, ao nível do mestrado, intervindo de forma articulada no campo da autoria e da direção artística de projetos.
- Filmes premiados em festivais nacionais e internacionais, documentários e projetos cinematográficos produzidos e realizados por estudantes da Escola Superior de teatro e Cinema (ESTC) são exibidos gratuitamente à comunidade, nas instalações da Escola, mas também na Cinemateca, Teatro, Museus e outros espaços públicos / iniciativas privadas.
- Jovens realizadores, licenciados pela ESTC, são todos os anos premiados em festivais de renome, em Portugal e no estrangeiro. A título de exemplos mais recentes, podemos referir "Balada de um Batráquilo" de Leonor Teles, que conquistou o Urso de Ouro no Festival de Berlim, em 2016; e "Rafa", da autoria de João Salaviza, foi premiado em 2012 com o mesmo prémio.
Esta rede permitirá aos antigos alunos da ESTC manterem-se em contacto com oportunidades de formação, empregabilidade, bem como o retomar e desenvolver de relações sociais e institucionais.
O crescimento da ESTC Alumni possibilitará a intensificação, por parte da Escola, de um maior conhecimento e acompanhamento dos percursos profissionais e artísticos dos seus antigos alunos, ao longo do tempo, potenciando oportunidades de formação dos seus diplomados e do mercado de trabalho, enriquecendo o prestígio académico e cultural da ESTC e promovendo iniciativas de parceria e responsabilidade social com a comunidade.
É essa história que brevemente iremos começar a contar.
Queremos conhecer a sua experiência na Escola Superior de Teatro e Cinema | comunicacao.imagem@estc.ipl.pt
Área de Apoio ao Estudante e Diplomado: aaed@sp.ipl.pt