On -Air : 24 horas na vida de uma rádio

28 de Junho de 2024 - 30 de Junho de 2024
Teatro Taborda
Departamento de Teatro - ESTC

On-Air; rádio pirata pois então; para consumo lento e pensamento subtil

On-Air, 24 horas na vida de uma rádio, é um espectáculo dos finalistas do curso de teatro, formação de actores e produção, da Escola Superior de Teatro e Cinema. É um espectáculo que conta as vicissitudes e peripécias da vida de uma rádio: os problemas financeiros , as disputas, os diferentes interesses , os temas, os programas, as paixões assolapadas, a publicidade, os noticiários, a vertigem de um quotidiano assoberbado, radical, em transformação acelerada. Para onde vão estes radialistas, o que pretendem? Catarse, exorcismo?

Limpeza interior, purga dos demónios exteriores? Onde nos encontramos neste estado das coisas que se atropelam, das desgraças sucessivas, do esquecimento imediato? Da guerra, das infâncias roubadas, da responsabilidade de cada um nas suas escolhas? Que fizemos nós das nossas vidas? Somos todos responsáveis, ninguém escapa, não há inocentes. Talvez por isso em lugar do panfletarismo, da propaganda tóxica, do activismo das causas que se esgotam no desabafo, na agir-prop inconsequente, dessa espuma inconsistente, seja necessário uma resistência mais pensada, mais subtil, mais luzente por contraponto aos holofotes da aclamação e dos likes maioritários. Talvez seja necessária a lição dos pirilampos, da atração nupcial dos pirilampos, da sobrevivência dos pirilampos; os vaga-lumes da adolescência resgatada, da infância resgatada, de uma pureza inicial que se revela, afinal, o segredo da resistência ao embrutecimento e à imbecilidade quotidiana.