Passar para o conteúdo principal

Apresentação do livro "O Quarto Perdido do MOTELX"

Data do evento
5 de Abril de 2023
Hora
18:30 - 20:00
Local
Sala António Reis
Organização
Gabinete de Comunicação e Imagem

Na 3.ª edição do MOTELX - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, realizada em 2009, foi inaugurada a secção Quarto Perdido nos seguintes moldes: «o passado cinematográfico não foi uma idade das trevas do cinema de fantasia e terror, explorámos os arquivos da Cinemateca no sentido de descobrir filmes e autores que pudessem definir o “terror português” e damos este ano início à secção Quarto Perdido, que todos os anos recuperará do esquecimento obras que de outra forma seriam impossíveis de aceder».

Ao propor uma lista de filmes nacionais, “O Quarto Perdido do MOTELX - Os Filmes do Terror Português (1911-2006)” retoma o objectivo inicial da secção. Este livro apresenta, então, um conjunto de textos sobre estas obras, oferecendo um primeiro olhar sobre elas, olhar esse consolidado à luz do género e, naturalmente, da contemporaneidade, longe das guerras intestinas que provocaram o esquecimento de algumas delas.

Com esta iniciativa, o MOTELX propõe uma nova perspectiva sobre o nosso passado cinematográfico, cujas histórias e personagens se encontram um pouco esquecidas. Poucos saberão que um dos primeiros filmes portugueses era sobre o serial killer do Aqueduto, Diogo Alves; que o primeiro filme (de terror) português realizado por uma mulher ocorreu nos anos 40, em pleno Estado Novo, pelas mãos de uma jovem de 22 anos chamada Bárbara Virgínia; que em Lisboa houve um pequeno boom de filmes exploitation por iniciativa do galã António Vilar; ou que a maior adaptadora do escritor britânico J. G. Ballard foi a luso-sueca Solveig Nordlund. Todos estes episódios farão parte deste livro e fornecerão o “elo perdido” entre o passado e o emergente cinema de terror português.


Autores: Leonor Areal, Tiago Bartolomeu Costa, Sérgio Bordalo e Sá, Tiago Cavaco, Paulo Cunha, Safaa Dib, Pedro Florêncio, Sabrina Marques, Vasco Menezes, Pedro Mexia, João Monteiro, Isabel Nogueira, Rui Lopes, Jorge Palinhos, Manuela Penafria, Cinara Pisco, Daniel Ribas, Filipa Rosário, Ana Salgueiro, Patrícia Silveirinha, Ana Isabel Soares, Ricardo Vieira Lisboa

Seguida da exibição da curta "O Leproso" de Sinde Filipe (1975)