EXPOSIÇÃO QUE APRESENTA TRABALHOS REALIZADOS PELOS ALUNOS DA LICENCIATURA EM TEATRO – RAMO DESIGN DE CENA, DA ESCOLA SUPERIOR DE TEATRO E CINEMA DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE LISBOA.
--
Numa relação interdependente entre a ação do pensamento e a ação de materializar, desenvolvem-se as práticas artísticas empreendidas na Licenciatura em Teatro – ramo Design de Cena, da Escola Superior de Teatro e Cinema. Elas assentam em trabalho de exploração e experimentação, observação, reflexão e criação de formas que interagem plasticamente num espaço, estabelecendo uma comunicação entre si e com o outro. Nesta interligação as formas refletem sobre uma situação, combinam e cruzam conhecimentos provenientes da partilha de experiências e vivências formativas e de pesquisa em torno da cena (scaena) e suas ambiências. Neste âmbito, incentiva-se o pensamento criativo, integrando-o em ação e, particularmente, na interação e na comunicação de ideias, em constante mediação humana.
Na cooperação entre as várias áreas disciplinares que promovem estes encontros com as áreas de cenografia, figurinos, maquilhagem e caraterização, artes performativas, entre outras, os alunos ampliam conhecimentos técnicos, artísticos e operativos que lhes permitem desenvolver projetos de forma autónoma e encontrar as suas linguagens e interesses, revelando novas associações, criando outras possibilidades do seu imaginário que se apresentam na exposição.
Nesta forma peculiar que cada um tem de olhar algo, fica o convite dos alunos do ramo de Design de Cena para participarem na exposição, onde se reconhece que cada peça criada e produzida emerge de processos criativos inerentes a fatores individuais, sociais, culturais e ambientais, que envolve a conceção de ideias, a construção formal inerente à relação de matérias e técnicas, a interpretação singular na composição de cada intenção cénica, espaço e contexto onde ocorre.
Licenciatura em Teatro, RAMO DE DESIGN DE CENA (Cenografia |Figurinos)
O ramo Design de Cena (Cenografia e Figurinos) promove a formação e a investigação em torno da plasticidade da cena.
Aposta no trabalho laboratorial, na reflexão e criação como fundamentos da prática artística e dota os alunos de conhecimentos técnicos e operativos que lhes permitem desenvolver projetos de forma autónoma e encontrar as suas linguagens e interesses.
Trabalha, essencialmente, para e com as áreas do Teatro e das restantes Artes Performativas mas abre-se ao Cinema, Televisão e Artes Plásticas.
Integra unidades curriculares de Projeto de Cenografia e Figurinos, Teorias, Adereços, Costura, Iluminação, Softwares Gráficos, Marionetas e Formas Animadas, Maquilhagem e Caracterização, entre outros.