Conferência organizada pela Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa, como uma ode à impureza medial e artística. Estamos particularmente interessados em estudos de caso ou argumentação teórica sobre formas de arte enquanto media e as suas variadas e abundantes ligações, muito para além das relações dualistas que são a condição mínima de intermedialidade (ou seja, da inter-relação entre formas de arte).
Línguas da conferência: inglês e português
Página da conferência: https://intermedialconnections.estc.ipl.pt
Tópicos sugeridos (entre muitos outros possíveis):
· Concepções de media, intermedialidade, cross-media.
· Mediação, remediação, transmediação.
· Hibridismo, fronteiras entre media, miscigenação, fusão.
· Formas de arte como meios qualificados, meios como veículos artísticos.
· Primórdios das práticas interartísticas / intermediais.
· Casos interartísticos ao longo da história.
· Problemática da especificidade medial no seio da intermedialidade.
· Casos de fusão artística.
· Novas linguagens artísticas geradas por combinação de artes.
· Artes expandidas e pós-mediais.
· Adaptação ou expressão narrativa nas artes.
· Ekphrasis audiovisual ou performativa.
· Sensorialidade nas artes e objectos artísticos.
· Espaço e tempo nas artes.
· Movimento e ritmo vs. estatismo nas artes.
· Visualidade vs. performatividade.
· Propriedades artísticas.
· Adesão espectatorial e imersão.
Oradores convidados:
Ágnes Pethő – Sapientia Hungarian University of Transylvania (Roménia) .
Autora de Cinema and Intermediality. The Passion for the In-Between (2011). Editora de Caught In-Between. Intermediality in Contemporary Eastern European and Russian Cinema (2020), The Cinema of Sensations (2015), Film in the Post-Media Age (2012), Words and Images on the Screen. Language, Literature, Moving Pictures (2008).
Chiel Kattenbelt – Utrecht University (Países Baixos).
Co-editor de Mapping Intermediality in Performance (2010), Intermediality in Theatre and Performance (2006).
Submissão:
Convidamos à submissão de propostas para uma apresentação oral de 20 minutos. As comunicações podem ser submetidas individualmente ou em painel pré-constituído por três apresentações. No entanto, se durante a conferência um membro de um painel ficar impossibilitado de apresentar a sua comunicação, teremos de redistribuir os restantes oradores por diferentes painéis ou cancelar o painel na íntegra.
Esta conferência é essencialmente presencial, pois pretendemos desencadear uma (pro)fusão de intercâmbios intermediais entre investigadores. Porém, uma pequena quota (20% do total de apresentações) será destinada a comunicações remotas, atribuível apenas a investigadores afiliados em instituições académicas de fora da Europa. Não serão aceites painéis na modalidade de apresentação remota.
A proposta deve conter um resumo (no máximo 500 palavras), 5 palavras-chave, pelo menos 3 referências bibliográficas e uma pequena biografia do/a autor/a (no máximo 250 palavras). Enviar para Fátima Chinita (chinita.estc@gmail.com).
Taxa de inscrição:
(Inclui pausas para café, um almoço ligeiro e jantar da conferência)
Investigadores: 120 €
Estudantes: 60 €
Apresentações remotas: 80 €
Data limite para submissões: 5 de Fevereiro de 2024 (segunda-feira)
Divulgação dos resultados: 12 de Fevereiro de 2024 (segunda-feira)
(Poderão ser dadas respostas antecipada para efeitos de obtenção de financiamento junto de centros de investigação ou entidades académicas, caso a submissão também seja efectuada com antecedência).
Data limite para inscrição na conferência: 15 de Março de 2024 (sexta-feira)
Publicação:
Tencionamos publicar uma selecção de artigos baseados nas comunicações apresentadas na conferência, sob a forma de um número especial de revista académica e/ou uma colectânea em contexto internacional. Ambas as línguas da conferência serão contempladas.