Passar para o conteúdo principal

O Cinema na Escola | Encontro de Realização

Data do evento
17 de Março de 2023
Hora
10:30 - 17:30
Local
Grande Auditório ESTC & Sala António Reis
Organização
Departamento de Cinema

Este ciclo de encontros insere-se no âmbito das comemorações do cinquentenário do ensino do cinema em Portugal, organizadas pelo Departamento de Cinema da ESTC.

Trata-se de um projecto de investigação financiado pelo concurso IDI&CA (Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Criação Artística), do IPL, coordenado por Marta Mendes.

 

Temas propostos à mesa:

- A aproximação ao cinema num universo essencialmente masculino: tendências e evolução.
- Documentário e ficção: fronteiras, polinizações, (re)definições.
- Pensar e repensar o plano cinematográfico.

 

Convidadas

  • Catarina Mourão (realizadora)

  • Margarida Cardoso (realizadora)

 

Equipa da escola

  • Graça Castanheira (professora da área de realização)

  • Luís Fonseca (professor da área de estudos)

  • Laura Andrade (aluna da área de realização)


 

Visionamento de Filmes

às 15h | Sala António Reis

PROGRAMA ANUAL COMPLETO [pdf]

 

Código de referência do projeto IPL/2022/CE6PI_ESTC

 

 

Programa

Notas biográficas das convidadas

 

Catarina Mourão

Catarina Mourão estudou Música, Direito e Cinema (Mestrado na Universidade de Bristol e Doutoramento pela Universidade de Edimburgo, bolseira da FCT em ambos). Fundadora da AporDOC (Associação pelo Documentário Português). Dá aulas de Cinema e Documentário desde 1998 em diferentes Licenciaturas e Mestrados. Em 2000 cria com Catarina Alves Costa a Laranja Azul, produtora independente de cinema. É neste contexto que realiza os seus filmes que têm sido sempre premiados e exibidos em festivais internacionais e distribuídos em sala e na televisão.

As suas áreas principais de investigação são o documentário, a memória, o sonho, o arquivo e a autobiografia. É docente no mestrado de Artes e Multimédia da FBAUL, colabora também com o curso de som e imagem da ESAD C.R. e com a FCSH.

 

Margarida Cardoso

Margarida Cardoso estreia-se em 1996 como realizadora com a curta-metragem Dois Dragões. Seguem-se Natal 71, Kuxa Kanema - O Nascimento do Cinema,  A Costa dos Murmúrios pelo qual é galardoada em vários festivais e obtem o reconhecimento internacional, e Yvone Kane, nos quais a realizadora explora a temática colonial e pós-colonial, a partir da memória e dos sentimento de perda e culpa. ]

Paralelamente à carreira como realizadora, é desde 2005, professora de Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia na Universidade Lusófona de Lisboa. É também tutora no mestrado Docnomads na The Mobile Film School.