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Workshop - "More than soundtrack"

Data do evento
28 de Fevereiro de 2024 - 1 de Março de 2024
Hora
18:00 - 21:00
Local
Sala António Reis
Organização
Departamento de Cinema

Este workshop destina-se exclusivamente a alunos da ESTC, com prioridade para alunos de Cinema dos três graus de ensino da ESTC (Licenciatura em Cinema, Pós-Graduação em Pós-Produção Digital e Mestrado em Desenvolvimento de Projetos), não sendo necessária qualquer inscrição.

Este workshop será falado em língua inglesa. É fundamental aos participantes o domínio da língua inglesa.

Para mais informação, é favor contactar o Prof. Paulo Leitepleite@estc.ipl.pt

PARA QUEM ESTÁ DIRECIONADO? / TO WHOM THIS WORKSHOP IS TARGETED?

Destinado especificamente a cineastas emergentes, este programa concentra-se em tópicos centrais como "desenvolvimento de personagens musicais" e funções não-triviais da música no cinema. Ele foi projetado para ajudar realizadores/cineastas a criar conceitos musicais e sonoros de uma forma mais consciente, liberando totalmente o potencial para contar histórias com a utilização da música e do design de som.

Specifically aimed at emerging filmmakers this program is focusing on central topics like "musical character development" and non-trivial functions of music in film. It is designed to help directors/filmmakers create musical and sonic concepts in a more conscious way, fully unlocking the storytelling potential of applied music and sound design.

 

PROGRAMA DOS TRÊS DIAS / SCHEDULE FOR ALL THREE DAYS

O programa consiste em três sessões (cada uma com três horas, incluindo intervalos):

Sessão 1) Apresentação intitulada “Comunicação e criatividade na música aplicada”

 

         - quais tarefas a música pode cumprir além de enfatizar estados de espírito básicos

         - como analisar música em filmes e meios de comunicação (do mainstream ao experimental)

         - como um média popular usa expectativas e associações evocadas por clichés de imagem+som na narrativa

         - como planear e organizar camadas sonoras (diálogo, efeitos sonoros, música) para um som de filme transparente e eficaz

    + workshop interativo, os exercícios incluem:

         - produzir sons e loops com instrumentos simples, como partes do nosso corpo

         - explorar o caos e a disciplina no mundo sonoro

         - dar reações sonoras à imagem - traduzir cores, formas, conceitos visuais, traços pessoais das personagens para a linguagem da música

Sessão 2) Workshop interativo

         - desenvolver histórias a partir do som (e vice-versa)

         - desenvolvimento de conceito sonoro e exercícios de briefing musical

         - contar histórias secundárias (subtexto) com sons

         - como falar sobre música - desenvolver capacidades analíticas para observar aspectos de uma banda sonora, enquanto aprende a terminologia básica necessária para uma comunicação eficaz entre realizador e compositor

         - bandas sonoras dos genéricos - jogo de perguntas e respostas

Sessão 3) Workshop interativo

         - Stock music vs. pontuação personalizada - estudo de casos

         - como utilizar música temporária

         - soluções musicais em longas-metragens, documentários e curtas de animação recentemente nomeadas para o European Film Award

         - criando tensão com música e som

         - arcos de história, transformações e dramaturgia musical

         - incorporação de foley e som encontrado em bandas sonoras

 

The program consists of three sessions (three hours each with breaks):

Session 1) Presentation titled "Communication and creativity in applied music" 

        - what tasks can music fulfill beyond emphasizing basic moods

        - how to analyse music in film and media (from mainstream to experimental)

        - how popular media uses expectations and associations evoked by image+sound clichés in storytelling

        - how to plan and organize sound layers (dialogue, sound FX, music) for a transparent and effective film sound

   + interactive workshop, exercises include:

        - producing sounds and loops with simple instruments such as parts of our body

        - exploring chaos and discipline in the sonic world

        - giving sound reactions to picture - translating colors, shapes, visual concepts, characters' personal traits to the language of music

Session 2) Interactive workshop

        - developing stories from sound (and vice versa)

        - sound concept development and music briefing excercises

        - telling secondary stories (sub-text) with sounds

        - how to talk about music - developing analytical skills for observing aspects of a soundtrack, while learning basic terminology needed for an effective director-composer communication

        - main title soundtracks - matching quiz game

Session 3)  Interactive workshop

        - Stock music vs Custom score - case studies

        - how to use temp music

        - musical solutions in recent European Film Award nominated feature films, documentaries and animated shorts

        - creating tension with music and sound

        - story arcs, transformations and music dramaturgy

        - incorporating foley and found sound in soundtracks

 

SOBRE O PROF. BALÁZS ALPAR / ABOUT PROFESSOR BALÁZS ALPAR:

Este Workshop é apresentado por Balázs ALPÁR (PhD) - compositor, consultor musical, membro da European Film Academy. Com formação académica em Budapeste e Viena, trabalha há 20 anos como compositor/produtor musical para cinema, TV e média. Ensina banda sonora de filmes e desenvolvimento de conceitos musicais em universidades, festivais de cinema e workshops. Recentemente, criou música para o docu-drama da HBO "ULTRA" (selecionado para o European Film Award 2017), para o canal "JIMJAM" da AMC Networks, um filme 3D CGI milti-premiado para WWF/NatGeo "PAPER WORLD", para a curta stop-motion MATCHES (na longlist OSCAR 2021: melhor curta de animação), para a série de TV „VIRTUOSOS”, e para os filmes de animação "The Grickles" (KUFLIK) I, II e III. Ele é o compositor e designer de som interno do Kedd Animation Studio liderado por Géza M. Tóth, que foi indicado para um Oscar. Sua produtora de música aplicada opera no renomado edifício Pannonia Studios, em Budapeste.


Workshop is presented by Balázs ALPÁR (PhD) - composer, music coach, member of the European Film Academy. With an academic background from Budapest & Vienna, he has been working for 20  years as a music composer/producer for film, TV and media. He teaches film scoring & musical concept development at universities, film festivals and workshops. He has recently created music for the HBO docu-drama "ULTRA" (shortlisted for the European Film Award 2017), for AMC Networks' channel „JIMJAM”, a multi-award winning 3D CGI film for WWF/NatGeo "PAPER WORLD" , for the stop-motion short MATCHES (on the 2021 OSCAR longlist: best animated short), for the TV series „VIRTUOSOS”, and for the animated movies "The Grickles" (KUFLIK) I, II & III. He is the in-house composer and sound designer of Kedd Animation Studio lead by Oscar-nominated Géza M. Tóth. His applied music production company is operating inside the renowned building of Pannonia Studios, Budapest.

 

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