Passar para o conteúdo principal
banner docentes
banner docentes
Joana Pupo
Joana Pupo
Email:
joliveira@estc.ipl.pt
Posição:
Professora Assistente
Gabinete:
Ramo de Atores do Departamento de Teatro
Webpage:
http://joanapupo.blogspot.com/
Currículo

Tem um percurso como atriz, criadora e investigadora do movimento aplicado à criação e à pedagogia.

Mestre em Teatro-Artes Performativas, com especialização em Movimento, pela E.S.T.C./IPL desde 2012, com orientação de Luca Aprea e João Maria André e Licenciada em Filosofia pela F.C.S.H./UNL, desde 2007, com o trabalho “o ator, o corpo e o sentido [o trabalho do ator como ato poietico]” orientado por José Gil; formou-se como atriz no Estúdio Nancy-Tuñon, em Barcelona, durante três anos, depois de ter integrado o Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra.

Foi selecionada para a École des Maîtres em 2005, com Carlo Cecchi. Foi assistente da École des Maîtres em 2006 e 2008, com Pipo Delbono e Enrique Diaz. Segue o treino com os métodos Suzuki e Viewpoints, com a SITI Company, de Anne Bogart (NY), desde 2010, tendo estado em Nova Iorque como bolseira da Fundação GDA. Esteve, em 2019, no Japão com a SCOT (Suzuki Company of Toga), também com apoio da GDA. Em 2021 iniciou uma investigação com o Mary Overlie Legacy Project (em curso).

Como criadora em Portugal e Espanha, destaca as colaborações com Graeme Pullyen, Sonoscopia, Inês de Carvalho, Márcia Lança, Marta Pazos (ES), Marlene Barreto, Teatro do Montemuro, Teatro de Cerca (ES), Sónia Barbosa, Marina Nabais, Jaime Mears e Companhia Caótica, com quem tem trabalhado como atriz, encenadora, movimento e dramaturgia cénica. Trabalhou ainda em Itália com o Teatro Stabile delle Marche e Carlo Cecchi.

Estreou projetos pessoais como A FUGA DE WANG-FO (a partir do Conto Oriental de Marguerite Yourcenar), EMACIGARRAMENTO e ANTÍGONA OU A TERRÍVEL INOCÊNCIA, em parceria com o Museu Nacional do Teatro, Balleteatro, EVOE, Teatro do Bairro, entre outros. Desde 2020, cria a Companhia Mente de Cão, com Pepa Macua e Catarina Sobral, com quem estreou A GRAVIDADE DE UM PÁSSARO no Teatro da Cerca de São Bernardo e TODAS AS COISAS EXTRAORDINÁRIAS no Festival Mental.

Atualmente, é professora assistente de Corpo no 2º ano da Licenciatura da E.S.T.C/I.P.L. Leciona módulos de Movimento no Curso Profissional de Artes do Espetáculo do Instituto Desenvolvimento Social, desde 2010. Foi professora da Licenciatura em Artes Performativas, da Escola Superior Tecnologias Artes de Lisboa (ESTAL), entre 2010 e 18 e na EVOE – Escola de Atores de 2010 a 2020. Colabora com vários projetos pedagógicos, como LABOR (do Teatro LU.CA), Carta Coreográfica (de Madalena Vitorino/dgartes), Curso Zero (no CEM - Centro Em Movimento), A Dança e o Ensino Criativo (da Ass. PlayFalse), Oficina de Composição Coreográfica (do Forumdança e Maria Ramos) e Laboratórios de Formação do Teatro Meridional.

Comunicou nas Conferências O CORPO QUE FALA E PENSA (ESTAL) e CORPOS (IM)PERFEITOS (Cª de Dança de Almada, F.M.H.). Colaborou com a Revista OSSO em 2021 e em 2022 com o Centro de Estudos Sociais da U.C. em DeCode /M (em curso).