O documentário Ouro Negro, dirigido pelo cineasta japonês radicado em Portugal, Takashi Sugimoto, graduado pela ESTC no Mestrado em Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico, com a especialização em Dramaturgia e Realização, foi agraciado com o Prémio Especial do Júri na competição Doc@PÖFF durante a 28ª edição do Festival de Cinema Black Nights de Tallinn, realizada entre 8 e 24 de novembro de 2024. A obra, uma co-produção portuguesa a cargo de Uma Pedra no Sapato, explora as complexidades entre a fé, o sacrifício e o comércio numa vila rural da Índia, onde as mulheres oferecem os seus cabelos para rituais religiosos.
Aclamado pela sua abordagem visualmente impressionante e por uma narrativa sensível, o filme apresenta a história de Saraswathi, uma mulher que, ao fazer uma oferenda religiosa com o seu cabelo, desencadeia uma série de eventos que exploram temas como a pobreza, a religião e a desigualdade social.
Na cerimónia de entrega de prémios, Takashi Sugimoto demonstrou a sua empatia pelas crises humanitárias globais, especialmente em Gaza, afirmando que o filme reflete a sua preocupação com as questões de justiça e de humanidade. O reconhecimento no festival destaca a força crescente do cinema documental luso-japonês e o talento de Sugimoto, que vive na Europa há mais de 25 anos.