O mercado de coprodução do Fórum ECAM, com a duração de quatro dias, terminou com uma cerimónia de entrega de prémios onde dois Alumni ESTC participaram e saíram vencedores. São eles Iván Castiñeiras Gallego e Pedro Fernandes Duarte.

Alumni estc

O seu documentário “Deuses de Pedra” (do realizador Iván Castiñeiras Gallego, com produção de Pedro Fernandes Duarte), arrecadou o Last Push Prize e o seu prémio monetário de 15.000 euros (16.000 dólares), destinado à sua pós-produção.

Cineasta de formação, formado pela ESTC em Lisboa, pela Escola Louis Lumiere em Paris e pela ESCAC em Barcelona, Castiñeiras Gallego mereceu a atenção dos festivais pelas suas curtas-metragens “A raia” (2013) e “Where the Jungle Is” (2016).

Filmado em 16mm, a coprodução Espanha-Portugal-França “Deuses de Pedra” é um compêndio não-linear de histórias que retratam o modo de vida de uma comunidade rural situada entre a Galiza e Portugal, na mais antiga fronteira da Europa. Ali, as histórias infantis fundem-se com as lendas. Entre os jovens, Mariana cresce e, aos 17 anos, enfrenta a decisão de abandonar a aldeia e a família para estudar no estrangeiro.

“O filme que queremos premiar tenta captar a essência de um lugar intemporal e das suas gentes através de um olhar poético e sincero”, disse o júri sobre o documentário produzido pela Amateurfilms de Espanha, com Promenon-nous dans les Bois de França e Rua Escura e Primeira Idade de Portugal.

Fonte: Variety >