"No super continentePangeia (do grego Pan = todo, Gea = Terra) um grupo de artistas com um olhar sobre a arte com e para a comunidade, que emerge de “todas as terras”, constrói um mapa de memórias e novas visões de “terras unidas”, entre diversos continentes . Através do cruzamento de diversas linguagens artísticas e da escuta artística ,assumindo o Teatro como um espaço de encontro e diálogo entre comunidades.
Partimos da escrita de dramaturgias individuais ao teatro documental, filtrado por um olhar poético e estético da memória atravessada sempre por o corpo inscrito pela vida dos criadores. A experimentação de linguagens artísticas direcionadas a contextos comunitários e seus saberes para promover e definir boas práticas profissionais (humanas, teatrais e éticas) neste âmbito de ação.
No laboratório de Teatro e Comunidade unidos em um único bloco continental, cercado por um único oceano-" O Pantalassa" chegamos á construção de um texto comum que cruza horizontes e vontades. Um corpo coletivo que nasce da inscrição e compromisso com o Teatro e a autenticidade. Nestes tempos onde a informação matou a narração, o ator é um narrador construtor de visíveis invisíveis. Navegamos numa bolinha de ping-pong que é a mente irrequieta que apenas repousa na ilha do corpo consciente e presente ( onde assenta este trabalho)
Esta Pangeia consegue explicar questões fundamentais do mecanismo capaz de movimentar as imensas placas continentais que acreditamos mover através da criação de uma comunidade, uma fogueira de esperança na Deriva atual.
Visão ampliada do interior do supercontinente Pangeia que apresenta a ligação ancestral entre Teatro e comunidade. A fusão entre pesquisa e criação e a ligação com uma gramática artística de transformação .Da interação entre as práticas artísticas e as comunidades surge um território de criação único e com características muito próprias.
O Mestrado em Teatro e Comunidade da ESTC está vocacionado para criadores, investigadores e profissionais que se interessam pelos processos e métodos do teatro enquanto instrumento privilegiado de intervenção e participação na e com a comunidade. No meu olhar de criação as comunidades são simultaneamente finalidade e condição necessária que assiste ao processo criativo, proporcionando experiências de pluralidade e diversidade nos domínios éticos, estéticos e poéticos.
Esta Pangeia processo de criação entre chamas e continentes é um navio de esperança."